Daquilo que move o mundo, por Giordano Castro

daquilo

Foto: Priscila Buhr

Giordano Castro, por Duda Martins: O primeiro contato que tive com Giordano foi por telefone, para entrevistá-lo a respeito do Torto. Até então, tinha ouvido falar no Magiluth, mas muito pouco. Só um burburinho. Aí ele bla, bla, bla e confesso que não criei tanta expectativa para vê-lo em cena. Devia ser mais uma viagem desse povo da cena, querendo inovar. Mas, hoje, quando se fala em inovação, é nesse grupo que eu penso. Independente se tá na moda, (e que bom que está), o Magiluth pra mim é um dos grandes, grandes. Mas particularmente falando de Giordano, fico tentando achar um ator-dramaturgo em Recife que me impressione tanto. O cabra é bom!! E desde a primeira vez que o vi, tinha certeza que ia crescer vertiginosamente. Tenho orgulho de tê-lo no nosso casting, e agora, como um Mero Espectador.

giordano

Giordano Castro é ator, dramaturgo e Arte-educador formado pela UFPE / Universidade de Coimbra – PT Membro e um dos fundadores do Grupo Magiluth. Como ator participou de quase todos os trabalhos do Grupo e é responsável por três dramaturgias montadas pelo Magiluth (Um Torto, Aquilo que meu olhar guardou para você e Luiz Lua Gonzaga).

Por Giordano Castro

“A TV tem apenas o som…

Então você tem que imaginar a imagem.”

O que é que move o mundo? Eu pergunto esse mundo em que vivemos… O que é que move ele? Eu poderia dizer que é uma relação entre o sol e a terra, assim como acontece com os outros planetas, e também corpos celestes, e etc… etc… e tal! Mas essa explicação primária e óbvia, talvez não seja a resposta que eu procure, pois o mundo vai continuar girando em torno do sol independente da vontade de qualquer um, é uma força da natureza, no entanto eu me pergunto sobre esse mundo que os homens criaram, com a sua própria natureza, tão forte e agressiva quanto é essa natureza maior que move o mundo, quem sabe essa natureza humana é o que faça esse mundo girar, talvez isso seja o “Daquilo”dessa questão.

A fábula contemporânea fala da relação de três figuras, presas numa ilha, no meio de um rio preto como tinta e cheio de lixo. Um velho, um homem e um menino, gerações presas numa ilha buscando, ou não, como sair daquele lugar. Porém, enquanto não se encontrar a saída eles vão encontrando a forma de viver naquele mundo… Independente da história que esta sendo contada, o interessante é ver um trabalho construído em processo e perceber como essa construção foi parar na cena, seja na dramaturgia que lembra quadros muito bem costurados, seja respeitando as individualidades de cada ator sem relaxar para novas buscas corporais e arquetípicas.

Ah… e Daquilo que move o mundo? O que move o mundo desses personagens é o que move o mundo aqui fora, relações de poder, ambições, afetos, medos, desafios… e amanhã? Amanhã a gente sai dessa ilha…

PS: sempre que alguém for assistir esse trabalho lembre que o espectador em muitos momentos vai tá assistindo uma TV sem imagem, apenas som e você tem que imaginar.

Dramaturgia e direção: Tiche Vianna. Criação das figuras: Ésio Magalães. Cenografia e figurinos: Luciano Pontes. Criação da trilha sonora: Missionário José. Criação e operação da luz: Saulo Uchôa. Operador de som: Ailton Brisa. Cenotécnico: Mário Almeida. Contrarregra: Luís Flávio Galdino. Costureira: Maria Lima. Produção: Pedro Castro. Assistentes de produção: Márcio Farias e Pedro Portugal. Coordenação de produção: Kleber Lourenço. Elenco: Jorge de Paula, Kleber Lourenço e Tay Lopes.

Anúncios

Um comentário em “Daquilo que move o mundo, por Giordano Castro

  1. Tay Lopez disse:

    Puxa Giordano… Muito obrigado pelo sensível olhar sobre o nosso “mover”… Marejadamente sorrio, pensando no amanhã que nos faz olhar as margens e jogar as iscas necessárias para fisgar um peixe que nos ajudará a ultrapassar as águas que nos cercam! Só com o outro é que conseguimos Atravessar. E teatro se faz assim né? O Outro e eu.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s